Telha Shingle Roofcolor

Origem do produto

As “Telhas asfálticas” ou simplesmente “SHINGLE” como têm sido mais comumente chamadas, foram inventadas a mais de 150 anos no Canadá. O produto é encontrado nas mais diferentes partes do planeta e sua performance é adequada a qualquer tipo de clima ao qual é submetido.

O que é uma telha Shingle?

É uma manta asfáltica composta por base de asfalto, fibra de vidro e acabamento em lâminas metálicas diversas, resultando em especial beleza, economia e conforto. Adaptáveis a qualquer tipo de estrutura, são simples e de ótimo resultado estético e funcional. 

Pigmentação dos grânulos

A cor é fundamental para a durabilidade da aparência, quanto ao processo, as de melhor qualidade são inorgânicas, livres de desbotamentos e dificultam a criação de microorganismos vivos.

Combinação ideal e permanente que isenta o produto de aplicações químicas, composta pelo basalto de pigmentação inorgânica pelo processo cerâmico, oferecida em toda linha de produtos.

Areia Sílica

Mantêm o produto sem que as peças colem nos pacotes. 

Pontos termos adesivos

As faixas de asfalto localizadas na parte superior das telhas, quando expostas ao sol se colam e aumentam a resistência do produto às tempestades de vento após a instalação. A qualidade do asfalto é fundamental, pois as telhas podem não se colar com o tempo e comprometer a performance do produto frente às condições climáticas.

Os pontos também devem ser descontínuos para evitar a formação e gases e bolhas indesejáveis na sobreposição das telhas.

Sem desperdício

Por serem inquebráveis, não necessitam previsão de compra adicional por conta de perdas durante a instalação. Permitem recortes para acabamentos eliminando a necessidade de peças especiais e aproveitando cada pedaço.  

Instalação

É um sistema que possui características próprias e requer cuidados pertinentes e pleno de suas qualidades. 

Base de instalação

Requer superfície plana, laje de concreto ou assoalhamento em madeira bem nivelada para que o resultado final seja perfeito. Normalmente são utilizadas chapas de 12mm, porém não é condição única.

No caso de laje de concreto, esta deverá ser impermeabilizada e a telha será instalada a fogo, ou deverá ser sarrafeada e assoalhada.

No caso de compensado, deve-se utilizar estrutura adequada com espaçamentos, juntas de dilatação e proteção de face especificada pelo fabricante.

Sistema de ventilação

A cobertura em Shingle é um sistema que possui particularidades que devem ser respeitadas para obter-se o efeito e conforto oferecidos. Um deles é a ventilação, que atua entre o forro interno e o compensado, com a finalidade de eliminar formações de condensação e dissipar o calor. Para tanto, deve-se prever entrada e saída de ar nesta câmara de ventilação, já que a vedação obtida após a aplicação do produto e a natural elevação do ar quente cria um vácuo que suga o ar externo pela parte inferior do telhado resultando em um fluxo contínuo de troca e consequentemente renovação.

Instalação de telhas

O procedimento básico indica que as telhas sejam pregadas sobrepondo-se até o cume do telhado. Além de pregadas, pontos termo adesivos previamente distribuídos pelas telhas colam-se com a exposição ao sol.

Cumeeiras

As próprias telhas são recortadas e sobrepostas linearmente para a execução deste trabalho.

Água furtada e rincão

Nesta parte do telhado, normalmente considerada crítica, as próprias telhas sobrepõem-se proporcionando além de estanqueidade total, um perfeito acabamento estético.

QUAL A UTILIDADE DE CADA COMPONENTE

Asfalto

Na composição do produto, o asfalto tem o papel de garantir a maleabilidade e a adaptabilidade a qualquer tipo de superfície. Além disso, garante ao sistema de telhado impermeabilidade total, livre de infiltrações ou goteiras.

Neste item, é fundamental a qualidade da matéria prima utilizada, diretamente relacionada à durabilidade do produto. Um asfalto de boa qualidade é aquele que possui resistência considerável aos raios ultravioleta e baixo índice de envelhecimento. Normalmente utiliza-se asfalto oxidado, HP, APP e modificado SBS.

No mercado, encontram-se produtos que contém de 700 grs/m² até 1.300 grs/m², sendo que a boa qualidade obtém-se com pelo menos 1.000 grs/m². Nossa telha é fabricada com 1.000 grs/m².

Fibra de vidro

Impregnada entre duas camadas de asfalto, a fibra de vidro proporciona estabilidade dimensional ao produto mesmo submetido a variações térmicas extremas. Quanto maior a gramatura, maior a resistência.

No mercado podem-se encontrar produtos que contém desde 70 grs/m² até 125 grs/m². Menor que 100 grs/m² pode ser considerada de baixa qualidade. Também podem ser encontradas telhas com estruturante a base de papelão banhado que resultam em baixíssima qualidade do produto.

Nossa telha é fabricada com 100 grs/m².

Grânulos ceramizados

A composição asfalto e fibra de vidro vêm protegidas por uma camada de grânulos ceramizados cuja propriedade possibilita a proteção dos raios ultravioletas e belíssimo acabamento final em variadas cores.

Os grânulos são fundamentais já que protegem toda a composição do produto. Modelos que usam rocha natural vulcânica são considerados de excelente qualidade pois são livres de porosidades. Já os modelos que utilizam grânulos sintéticos ou pedra ardósia possuem qualidade inferior.

Nossa telha é fabricada com basalto vulcânico.

Cores de telhas Shingle

Red
Brown
Gray
Green

* As cores podem ter uma pequena variação de tonalidade inerente ao processo de digitalização.

Aplicações de telhas Shingle

Modelos

Vantagens

image
Ampla escolha de cores resistentes aos raios UV, inalteráveis com a ação do tempo
image
Excelentes soluções para novos projetos e reformas
image
Adequadas para formatos de qualquer telhados
image
Adequadas para telhados de qualquer inclinação (de 15° a 85°)
image
Sem necessidade de acessórios especiais
image
Cobertura de telhado adequada para qualquer clima: resiste ao frio e ao calor
image
Fácil de transportar, manusear e instalar
image
Torna o telhado caminhável
image
Sem necessidade de manutenção
image
Resistente a intempéries
image
Pode ser instalada por pregos ou com maçarico

Composição

  1. Grânulos de basalto ceramizados
  2. Betume
  3. Fibra de vidro
  4. Betume
  5. Areia silícica
  6. Pontos termoadesivos