Painéis de Energia Solar

Os painéis solares geram energia elétrica gratuita a partir dos raios solares. Isto acontece de uma forma simples, sem a utilização de mecanismos móveis, geração de resíduos ou necessidade de manutenção. Os painéis solares são os principais componentes de um sistema de energia solar, formados por um conjunto de células fotovoltaicas que transformam a luz do sol em energia.

Como a energia solar fotovoltaica funciona?

Os módulos geram eletricidade a partir da luz e não do calor. Desta forma, ao atingirem as “células fotovoltaicas”, os fótons deslocam elétrons criando uma corrente elétrica. Esta corrente elétrica é captada, conduzida por cabos e transferida para uma carga ou baterias de armazenamento para posterior utilização. Frequentemente entre os módulos solares e as baterias estão os controladores de cargas, um componente eletrônico que regula o fluxo de corrente elétrica e tensão entre os módulos e as baterias. Seu trabalho é basicamente carregar as baterias adequadamente, além de extrair o máximo de potência dos módulos fotovoltaicos.

Sistema Off-Grid

O sistema off-grid é um sistema autônomo que gera energia através dos painéis fotovoltaicos, ideal para lugares isolados como residências em áreas rurais, em sistemas de bombeamento de água, cerca elétrica, sistema de sinalização, assim como para itens básicos de uma residência. Por não ser ligado à rede elétrica, necessita um banco de baterias para funcionar e para armazenar energia para uso noturno ou em dias sem sol. Esse sistema pode ligar geladeira, televisão, lâmpadas, rádios, computador, freezer, entre outros eletrônicos.

Sistema On-Grid

O sistema conectado à rede, também chamado de on-grid ou grid-tie é o sistema que trabalha junto com a concessionária de energia elétrica. Muito utilizado na cidade e em grandes sistemas, serve para economia parcial ou total da conta de energia elétrica, lembrando que sempre haverá a taxa mínima da conta.

Funciona da seguinte forma: durante o dia quando tem sol, os painéis solares injetam a energia na rede elétrica. A noite quando não estiver produzindo energia você utiliza a energia da concessionária. Ex: Se em um dia o sistema produzir 10kw/h, e a utilização for de 8kw/h , o consumidor terá 2kw/h dia ou 60kw/mês de crédito com a concessionária.

Este sistema é composto de painéis fotovoltaicos, inversor conectado à rede, autorização da concessionária local, e a troca do relógio medidor de energia. É possível também montarmos um sistema de backup de baterias para o caso de falta de energia, mantendo os equipamentos prioritários energizados. Exemplo: geladeira, lâmpadas, portão automático.

Vantagens da Energia Fotovoltaica

Com Amplo conhecimento na produção de Sistema de Energia Solar, e na expertise primordial para atender às suas necessidades, a Energy Infinity dispõe de uma equipe altamente qualificada, apta a implantar o sistema mais adequado ao seu projeto.

  • Baixa Manutenção;
  • Energia Limpa;
  • Valorização Imobiliária;
  • Totalmente Silencioso;
  • Atendimento técnico de qualidade;
  • Economia Imediata;
  • Instalação Rápida;
  • Produto Sustentável.

A energia solar fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol. É uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Esta tecnologia pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos. Atualmente, no mundo, existe em torno de 138,9 GW de capacidade instalada em energia solar, quantidade esta capaz de produzir pelo menos 160 Tera Watt horas (Twh) de eletricidade anualmente. Utilizando-se uma básica definição, sistema fotovoltaico é um conjunto integrado de módulos fotovoltaicos e outros componentes que são projetados para converter a energia solar (luminosidade) em eletricidade. (MAYCOCK, 1981; TREBLE, 1991).

Para simulação, orçamento e maiores informações entre em contato conosco:

(51) 3637-7170 ou por email: ziegel@ziegel.com.br